quarta-feira, 5 de março de 2008

Põe na Radiola!

Segunda edição do Põe na Radiola! Vamô time!

Ray Charles - Halleluja, I Love Her So

Música escrita pelo próprio Ray, é uma daquelas músicas agitadas dele, que lembram twist ou alguma coisa dançante parecida com os roqueiros pianistas do final da década de 50.
Recentemente eu comprei um DVD dele, "Ô-Gênio: Live in Brazil 1963", nele estão contidas duas apresentações que foram transmitidas para a televisão, a apresentação é do programa original que ainda conta com comerciais da época (que sem sombra de dúvida são um show a parte). E sem deixar aquele sentido de inferioridade brasileira e até mesmo falta de confiança, o programa se chama: "Ray Charles, o Gênio entre nós". Parece até uma benção para algum santo, mas depois da apresentação realmente temos que concordar com tal rotulação.

MPB 4 - Tango do Covil

Faz parte da trilha sonara da "Ópera do Malandro", espetáculo que estreou no teatro e depois ganhou vida em um longa metragem. A peça foi escrita por Chico Buarque, que também assinou todas composições de sua trilha.
O álbum traz muitos intérpretes para as canções, quem canta esta é o MPB 4, conjunto vocal que encaixou perfeitamente seus tons na música. A letra é uma declaração de amor, porém seus versos a tornam muito engraçada e até viciante, depois você vai até se pegar cantando alguns trechos no chuveiro com voz de tenor. Ritmo empolgante lembrando o próprio tango e até uma cantina italiana.

George Harrison - Horse to the Water

Está música foi escrita pelo George e pelo seu filho Dhani Harrison (que é igualzinho a imagem do pai na época do começo dos Beatles). A canção apareceu no álbum do Jools Holland lançado em 2002, o que tornou a música bem agitada e até dançante já que este disco foi gravado com sua banda de Rhythm & Blues.
Pra começar, a frase inicial da canção já é genial, " You can take your horse to the water, but you can't make it drink", muito bom, não?
A música também aparece no "Concert for George", apresentação realizada com uma grande banda que incluia Eric Clapton, Jeff Lyne e Paul McCartney, tocando apenas canções escritas pelo George, essa também vale a pena assistir.

Jorge Drexler - Disneylandia

Jorge Drexler é aquele cantor que canta MPB urguaia (hehe), e que ganhou um Oscar pela canção contida na trilha do filme "Diários de Motocicleta".
Canção contida no seu trabalho mais recente, "12 Segundos de Oscuridad" que apresenta a participação da Maria Rita, Paulinho Moska, e nesta faixa especificadamente do Arnaldo Antunes, o compositor da canção. É isso mesmo, descobri semana passada que esta canção é do Titãs. A letra é maravilhosa, traduz muito do que acontece no mundo sem fronteiras de hoje, a versão original é um pouco suja e talvez por isso a letra pode até passar despercebida, porém a versão do Drexler é uma obra prima linda e tranqüila.

Otis Redding - Hard to Handle

Apesar da morte precoce de Otis, com 26 anos, este cantor de Soul dos anos 60 e dono de uma grande voz deixou um grande trabalho para a evolução do ritmo.
Música bem dançante mesclando gritos do cantor e linhas de metais que fazem toda dona de casa afastar os móveis da sala. Grande parte da sua obra vale a pena ser escutada.

Bob Dylan - Mr. Tambourine Man

Na minha opinião uma das melhores músicas já escritas pro esse tal de Bob Dylan. Resolvi tratar dela hoje porque na presente data começa a turnê brasileira de um dos maiores músicos que esse planeta já viu...ou ouviu.
Os Shows devia ser assim como no vídeo abaixo, dá um violão e uma gaita pro cara e manda ele se virar. Ainda tem bastante ingressos para a apresentação dele no Rio de Janeiro (8), já as de São Paulo (5 e 6) as entradas estão quase esgotadas.
E tem mais, a prefeitura de São Paulo negocia uma apresentação gratuita que seria realizado em algum parque da capital paulista, primeiramente os produtores estão pedindo algo em torno de R$ 1,5 milhões a R$ 2 milhões. Ou seja liguem pra produção e comuniquem a doação.
Se realmente for rolar o show eu escrevo aqui no Jornal. Vamô pro show!

A apresentação abaixo aconteceu no Newport Folk Festival de 1964, na sua melhor forma.


2 comentários:

Bartira disse...

marcelãaaaooo....vi vc no panico pegando a bruna lombardi...hahahahah

Anônimo disse...

vc pego a bruna lombardi marcelao ??
hauehuaehuae
meu deus hein !! tah bem !!
ve se posta mais frequentemente hein !!!!!
tah em epoca de prova ? hehehe
abraço
luizao