terça-feira, 25 de março de 2008

Conta Comigo (Nostalgia)


As coisas mais importantes são as mais difíceis de expressar. São coisas das quais você se envergonha, pois as palavras as diminuem - as palavras reduzem as coisas que pareciam ilimitáveis quando estavam dentro de você à mera dimensão normal quando são reveladas. Mas é mais que isso, não? As coisas mais importantes estão muito perto de onde seu segredo está enterrado, como pontos de referência para um tesouro que seus inimigos adorariam roubar. E você pode fazer revelações que lhe são muito difíceis e as pessoas o olharem de maneira esquisita, sem entender nada do que você disse nem por que eram tão importantes que você quase chorou enquanto estava falando. Isso é pior, eu acho. Quando o segredo fica trancado lá dentro não por falta de um narrador, mas de alguém que compreenda." ” O Corpo – Stephen King”

Essa é pra relembrar a infância junto com as deliciantes e intermináveis tardes em frente a televisão assistindo Cinema em Casa e Sessão da Tarde.

Lembrando dessa época, sempre tem um ou outro filme que você recorda com mais carinho, seja por você ter se identificado de alguma forma com a película ou por tê-lo gravado em VHS, assistindo mais de 52 vezes e sempre ouvindo sua mãe reclamar que não aguentava mais te ver assistindo à tudo aquilo de novo.

“Conta Comigo” foi assim pra mim. O filme é de 1986 e foi dirigido por Rob Reiner. Mas quanto ao roteiro, a história é um pouco mais interessante. Sempre assisti ao filme (52 vezes) sem me cansar e sem me interessar sobre a inspiração de alguém para escrever tal história, ela em si na minha televisão já me bastava e muito. Depois de um tempo sem ver o filme, e com algumas velinhas a mais nos meus bolos de aniversário, passando por um momento nostálgico, descobri que na realidade aquele longa e seus personagens foram criados em um conto do Stephen King, e o filme era uma adaptação do mesmo. Incrível, não? No momento me pareceu.

Sem pestanejar fui a livraria comprar o livro: “As Quatro Estações” (Não. Não tem nada a ver com a dupla Sandy & Junior). O livro é composto por quatro contos, cada um representando uma estação do ano; o conto em o longa foi baseado se chama “O Corpo” e representa o outono da inocência, nesta mesma compilação aparece um outro clássico do cinema também escrito por King, “Um Sonho de Liberdade” estrelado por Tim Robbins e Morgan Freeman; no livro o conto leva o nome de “Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank”.

Voltando ao “Conta Comigo”, o filme se passa em 1959 e mostra quatro meninos de 12 anos em uma pequena cidade dos Estados Unidos que vão atrás do corpo de um outro garoto da mesma idade que eles, cujo supostamente foi atropelado por um trem. A jornada até o local acaba por se tornar uma viagem de descobertas e provas de amizade, deixando qualquer pessoa que tenha saudades da sua infância entretido do ínicio ao fim. Quanto mais eu assisto o filme, mais adulto ele me parece, logo tive duas impressões da mesma obra, uma aos meus 8 anos e outra aos meus 21. As duas foram fantásticas.

Outro show a parte é a trilha sonora, toda composta por músicas dos anos 50. A original “Stand by Me” de Ben E. King é o grande tema, e o nome da canção é o mesmo do original do filme. Algumas que valem a pena ouvir são (todas valem):

Del Vikings – Come and Go With Me
Buddy Holly - Everyday
The Coasters – Yaket Yak
Fleetwoods – Come Softly

Trailer original "Conta Comigo"


Chordettes - Lollipop (trilha sonora)


Um comentário:

luizfernandoborges disse...

e aeee marcelao !!!
eu lembro desse trecho escrito no seu quarto...
tambem concordo com o que esta escrito...
muito bom filme tambem ! pena que faz bastante tempo que nao vejo, alem de achar q ainda nao passaram pro dvd.
vc sabe se jah tem em dvd ??
abraço
luizao